top of page
Search

7 princípios do design

7 princípios do design para você conhecer, se familiarizar e aplicar em suas criações.


Os Princípios de Design são leis, diretrizes e considerações de design amplamente aplicáveis, todos refletindo conhecimento e experiência acumulados através de pesquisadores e profissionais. Existem muitos princípios - separei aqui alguns que considero interessantes para vocês!


​​1. Contraste

O contraste é um dos princípios e fundamentos do design gráfico. Todo layout precisa guiar o olhar do espectador pelos elementos visuais que são apresentados. ... O contraste pode ser trabalhado através do tamanho, das cores, texturas, claro e escuro, espessura de linhas, peso da letra (bold x light) e muitas outras.


2. Equilíbrio

Quando se organiza os elementos de forma harmoniosa cria-se uma sensação esteticamente confortável. Diz que uma imagem está equilibrada, quando todos os elementos que a compõem estão organizados de tal forma que nada é enfatizado, todos passando uma sensação de equilíbrio visual.


3. Hierarquia

Hierarquizar no design é controlar a transmissão e o impacto da mensagem. ... O designer sabe disso e faz uso da escala, cor, tonalidade, peso, inclinação, espacejamento, intervalos e inúmeras outras técnicas para atingir o objetivo de organizar a informação.


4. Repetição

Este princípio atribui consistência ao design através da repetição de elementos. Esse princípio afirma que na composição algum – ou alguns – elementos precisam se repetir para criar identidade e unidade. Esse elemento pode ser uma determinada fonte, uma cor

característica, um estilo de linha, uma forma, etc.


5. Unidade

A unidade, como próprio nome já referencia, cria facilidade na assimilação de grupos de elementos criando identidade única aos componentes. Dessa forma é possível fortalecer a relação entre os elementos amplificando harmonização de uma composição como um todo.


6. Alinhamento

O objetivo principal do alinhamento é criar uma conexão entre os elementos do layout, comunicando diretamente com o princípio da proximidade. Muitas pessoas pensam que alinhamento é característica somente de textos, o que é um erro. Podemos alinhar todo e qualquer tipo de elemento visual.


7. White Space

O design visual também possui pausas: o espaço em branco. Também conhecido como white space ou negative space, os espaços em branco são recursos visuais que nos ajudam a tornar um layout mais agradável. Isto cria o equilíbrio, uma vez que significa que podemos dar mais peso aos elementos que queremos focar.


Curtiu o conteúdo? Compartilha com quem precisa conhecer esses princípios! 😉


18 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page