top of page
Search

Check list do design

Writer: chavesraquelchavesraquel

Updated: Sep 13, 2021



Sabe o maior erro que cometemos ao tentar aprender algo novo? É achar que o desconhecido tem que ser complicado. Nem sempre é.


Se tem algo que eu gosto de fazer é desmistificar as coisas! Facilitar ao máximo para que aquilo que eu proponho ensinar esteja ao alcance da maioria das pessoas.


Faço isso com o design há anos porque acredito fortemente que design é uma disciplina que deveria estar mais presente na vida de todos, pois traz QUALIDADE DE VIDA. Isso é assunto para outro post, mas vamos lá...


Bora descomplicar? Hoje trouxe alguns termos do nosso universo que podem te ajudar a ter um entendimento maior sobre não só design, mas também comunicação, marketing e criatividade.


Briefing


O briefing é um documento que servirá como um guia para a execução de um projeto. Ele contém uma série de informações como: dados sobre a empresa, o mercado em que ela atua, o público ao qual ela se direciona e os seus objetivos com o projeto.


Antes de dar o pontapé inicial em qualquer projeto, é fundamental ter um briefing em mãos.


Comece qualquer projeto com uma série de perguntas ao nosso cliente (ou a nós mesmos). Esta é a essência do briefing.


  • Sobre o que é o projeto?

  • Que tipo de produto ou serviço se trata?

  • Qual estilo a seguir?

  • Qual é o público-alvo?


Branding


Branding é o conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca. O objetivo do branding é despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes, que serão cruciais para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra do produto ou serviço.


Seu objetivo principal é despertar sensações e criação de conexões fortes, que serão fatores relevantes para a escolha do cliente pela marca no momento de decisão de compra.


O grande benefício do Branding é o reconhecimento da marca de imediato e conexões emocionais com o público-alvo. Mas existem outros muito importantes também. São eles:

  • Aumento da confiança com seu público

  • Presença na mente do consumidor

  • Maior valor atrelado a marca

  • Fidelidade com o público


Benchmarking


NADA MAIS É DO QUE UMA PESQUISA DE MERCADO


Benchmarking é tomar como referência uma empresa (ou várias) e analisar com profundidade suas técnicas de marketing, produção e processos logísticos, entre outros.


É uma técnica desenvolvida e muito utilizada por indústrias para monitorar a concorrência, comparar o desempenho de resultados e melhorar a eficiência de processos.


Ao dar início a um novo projeto, é super importante que você realize uma pesquisa de empresas, pessoas e negócios semelhantes e concorrentes ao que você planeja. Mas atenção: o objetivo aqui é realizar uma análise: jamais copiar!

Pesquise em sites, contas do instagram, revistas, blogs, lojas, estabelecimentos, produtos, tudo é válido!


Moodboard


Essa ferramenta pode ser traduzida como um “painel de imagens conceituais” e de “inspiração”.


Consiste em uma colagem digital ou física de ideias, um universo de cores e formas utilizado normalmente na área do design de interiores, da moda e no design gráfico.


Nesse quadro cabe tudo aquilo que pode ajudar você a definir a direção do seu projeto: fotografia, ilustrações, paletas de cores, texturas…


Potencial do moodboard:

  • Formar uma base para seus projetos

  • Clarear Ideias

  • Envolver os clientes desde o início

  • Facilitar a colaboração


E aí? Descompliquei o design pra você? Me conta aqui nos comentários por onde você vai começar seu check-list! 🤩

 
 
 

Comments


CLN 309 D 217 . BRASÍLIA DF . 25.111.194/0001-23 . chaves.raquel@gmail.com . +55 61 982774598

Política de entrega - prazo 30 dias úteis, desde o momento da confirmação do pedido. Trocas podem ocorrer apenas por um produto igual ou com o mesmo valor, frete por conta do cliente. Devoluções somente em caso de avaria dos produtos. No caso de serviços, não há devolução nem reembolso. Métodos de pagamento Cartão de Crédito, Boleto e Pix.

bottom of page